Quem sou eu

Minha foto
Sou um lutador pelas causas do meio ambiente, e adoro o que faço.

quinta-feira, 17 de março de 2011

PROGRAMA NUCLEAR: Mercadante diz que programa nuclear continua inalterado O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse hoje que possíveis mudanças no programa nuclear brasileiro dependem da definição de 'novos protocolos internacionais de segurança', que certamente serão firmados depois da tragédia no Japão. Ao mesmo tempo, defendeu mais investimentos em outras fontes de energia. 'Felizmente somos um país que tem alternativas. Nosso potencial hidrelétrico está sendo utilizado, estamos avançando para aumentar eficiência energética da cana, temos grande potencial para energia solar e eólica. Acompanhamos com muita atenção o que acontece no Japão e que certamente vai gerar um grande debate sobre o futuro da energia nuclear. Novos protocolos surgirão e o Brasil vai sempre exigir todo rigor do ponto de vista de segurança', disse Mercadante, em aula inaugural na Coppe-UFRJ. O plano brasileiro prevê a inauguração de quatro novas usinas nucleares até 2030, além de Angra 3, já em construção. Embora tenha dito que a energia nuclear sempre oferece algum tipo de risco, Mercadante afirmou que as usinas de Angra 1 e 2 'têm margem de segurança muito importante' e lembrou que nenhum problema foi constatado nas duas unidades durante as inundações que atingiram Angra dos Reis no início do ano passado.

Fonte; Estadão

sábado, 12 de março de 2011

TERREMOTO NO JAPÃO

Terremoto no Japão pode ter deslocado eixo da Terra, diz INGV

Publicidade

DA EFE, EM ROMA

O terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter que atingiu o Japão nesta sexta-feira pode ter deslocado em quase 10 centímetros o eixo de rotação da Terra, segundo um estudo preliminar do INGV (Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia) da Itália.

O INGV, que desde 1999 estudou os diversos fenômenos sísmicos registrados na Itália, como o devastador terremoto da região dos Abruzos de 6 de abril de 2009, explica em uma nota que o impacto do terremoto do Japão sobre o eixo da Terra pode ser o segundo maior de que se tem notícia.

"O impacto deste fato sobre o eixo de rotação foi muito maior que o do grande terremoto de Sumatra de 2004 e provavelmente é o segundo maior, atrás apenas do terremoto do Chile de 1960", diz o comunicado.

TREMOR

O forte terremoto de magnitude 8,9, seguido por um tsunami com ondas de até dez metros de altura, atingiu a costa nordeste do país nesta sexta-feira. Trata-se do pior tremor a atingir o país desde que começaram a ser feitos registros, no final do século 19, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O tremor desta sexta foi seguido por ao menos 19 réplicas, algumas delas de magnitude 6,3. Cidades e vilarejos ao longo dos 2.100 quilômetros da costa leste do país foram afetadas por violentos tremores que atingiram até a capital, Tóquio, localizada a 373 quilômetros de distância do epicentro.

O terremoto ocorreu às 14h46 da hora local (2h46 em Brasília) e teve seu epicentro no Oceano Pacífico, a 130 quilômetros da península de Ojika, e a uma profundidade de 24,4 quilômetros, de acordo com o USGS.
fONTE: folha.com -MUNDO

Japão: Um terremoto de magnitude 8,9(11-03-2011)

MASSIVE 8.9 EARTHQUAKE TSUNAMI in JAPAN -10 / 03 / 2011

Terremoto no Japão de 8,9 graus causa tsunamis - 11/03/2011